CONSCIÊNCIA CORPORAL E LIBERDADE DE MOVIMENTO

Treinamento Movimento Consciente

O treinamento que dá resultado é aquele que leva em consideração os seus pensamentos, os seus sentimentos, assim como as suas necessidades físicas. Ele precisa ser divertido, estimulante e desafiador, criando uma ambiente prazeroso e sem sacrifício.

Movimento consciente

Imagine um corpo leve, flexível, ágil, sem dores nem desconfortos. Um corpo que lhe permita trabalhar, dançar, fazer esportes e executar qualquer tarefa, sem qualquer limitação de movimentos. Por que nos dias de hoje isso ainda tem cara de sonho impossível, ou no mínimo uma tarefa pra lá de difícil? Ter um corpo saudável e plenamente funcional não deveria ser o padrão natural de todo ser humano? E porque isso não acontece? Por que precisamos batalhar tanto, fazer tanto esforço e viver uma vida tão restritiva para obter tão pouco resultado (perto de tanto sacrifício), e que ainda é tão difícil de manter? 

Afinal, por que passamos a conviver com as limitações, com as dores, com o cansaço, com a rigidez e achar isso normal?

Por que os treinamentos físicos convencionais não são sustentáveis

Pode parecer absurdo, mas o padrão de treinamento físico difundido hoje no mundo tem como ponto de partida o esforço. Você nunca ouviu o ditado “No Pain, no Gain” (Sem Dor, Sem Ganho)? Existe uma crença de que para entrar em forma é preciso gerar um estado de fadiga muscular, o que não é totalmente mentira. No entanto, a maioria dos treinamentos físicos colocam o corpo em situação de stress ainda maior do que as pessoas já vivem hoje em dia, gerando um efeito conhecido como burnout, um estado de tensão crônica decorrente da fadiga adrenal, que o ocorre quando a glândula supra-renal começa a falhar em suprir cortisol ao corpo, podendo gerar diferentes quadros psicopatológicos como depressão, transtornos de ansiedade e pânico, insônia, ganho de peso, irritabilidade, hipertensão, problemas de concentração e de memória, fadiga crônica e uma grande dificuldade de se recuperar dos exercícios, aumentando consideravelmente a possibilidade de lesões e dores crônicas.

Além disso, a maioria dos treinos possuem foco exagerado em força e intensidade, deixando de lado componentes como flexibilidade, fluidez e relaxamento, que são necessários para alcançar uma zona de máximo desempenho que depende do equilíbrio entre músculos, ossos e tendões. Sem contar que o corpo de um aluno que faz sempre os mesmos exercícios repetidamente, acaba se acostumando com eles e entra em uma zona de estagnação, pois não possui novos estímulos para atingir níveis superiores de rendimento, seja em força, flexibilidade, mobilidade ou resistência.

Não é a toa que muita gente acaba tendo preguiça de ir na academia e desiste de treinar, afinal elas entraram em um looping onde cansaço gera mais cansaço e a rotina de treino com movimentos repetitivos e pouco variados não é estimulante o suficiente para vencer a desmotivação.

Movimento consciente

Existe um componente fundamental que tem ficado fora desta equação e precisa ser incluído na sua rotina de treinamento para que ela tenha efeito e você consiga mudar seu estilo de vida de forma permanente: A MENTE.

Corpo e mente nunca estiveram separados. Não existe nenhum movimento do seu corpo que não obedeça a um comando mental. Alguns deles estão no nível consciente, mas a grande maioria estão guardados em um nível inconsciente, onde a maioria das pessoas não têm acesso. Assim, tudo o que se pensa e sente é transmitido ao corpo dentro destes comandos. Fazer um treinamento físico sem considerar o seu estado mental pode ser perigoso a medida que o medo, ansiedade, stress, raiva, incerteza, ou qualquer tipo de desconforto ou distração mental faz com que corpo e mente entrem em conflito de interesses, ou seja, você quer executar uma ação, mas existe um comando mental dizendo que você não é capaz, que é perigoso, ou que você não é digno ou preparado para fazer aquela tarefa. Este tipo de autoboicote pode gerar frustração por não conseguir executar os movimentos ou causar lesões musculares graves e problemas crônicos de saúde, fazendo com que aquilo que supostamente deveria ser um cuidado com o corpo, acaba se transformando em um autoataque.

O que é o Treinamento Movimento Consciente

O sistema de treinamento Movimento Consciente é uma metodologia que tem como objetivo resgatar a sua real vitalidade física a partir da união entre corpo e mente, trazendo sua atenção para o momento presente, colocando foco, presença e vida na postura correta e na fluidez dos movimentos corporais, de forma que a mente e os sistemas musculoesquelético e cardiovascular trabalhem em harmonia e dentro de um propósito único de gerar bem-estar, transformando o corpo em uma ferramenta perfeita, otimizada e capaz de executar qualquer tarefa com o mínimo de desgaste e o máximo de desempenho.

No Pain, More Gain!

Movimento consciente

Pilares do Treinamento Movimento Consciente

Movimento consciente

Diferenciais da nossa metodologia

Movimento consciente
Ambiente de treinamento baseado no relacionamento e no cuidado

A principal base da nossa metodologia de treinamento é a alegria intrínseca ao relacionamento entre bons amigos. Acreditamos que o aprendizado só ocorre em um estado de abertura do aluno, que é consequência de um ambiente de confiança e entrega das duas partes, gerado a partir do relacionamento que desenvolvemos com ele. Nossos alunos são nossos amigos para sempre e nosso interesse verdadeiro pelas pessoas resulta em estado de cuidado permanente pela integridade física e emocional dos alunos.

Movimento consciente
Foco na postura e natureza dos movimentos

Resultado não depende de sacrifício e esgotamento. Quanto maior for o alinhamento postural nos movimentos maior será a harmonia de trabalho entre todos os grupos musculares sem sobrecarrega-los individualmente, fazendo com que todas as partes do corpo possam desempenhar o máximo de suas funções de acordo com o jeito com que elas foram projetadas, ou seja, com fluidez, leveza, agilidade e flexibilidade.

Movimento consciente
Treinamento estimulante, desafiador e prazeroso

Acreditamos que trabalhar movimentos que são úteis no seu dia a dia (funcionais) e que possuem foco em tarefas são mais abrangentes e portanto geram maior eficiência do que exercícios com foco em um único grupo muscular. E para que o treinamento seja estimulante, divertido e ao mesmo tempo desafiador, criamos experiências em que corpo e mente trabalhem de forma integrada, utilizando um repertório que inclua diversas disciplinas que complementam o treinamento funcional, tais como Lian Gong, Yi Qi Gong, Movimentos Posturais, Calistenia e Ginástica Olímpica.

Movimento consciente
Treino da consciência

O estado de presença é uma dos fundamentos principais da nossa metodologia. Quando treinamos distraídos, pensando em outros assuntos, nossa musculatura fica “desligada” e além de comprometer o desempenho do exercício, aumentamos as probabilidades de lesão. A mente precisa trabalhar em conjunto com o corpo, aplicando foco integralmente na execução dos movimentos para que a musculatura seja totalmente ativada e os movimentos sejam executados com a precisão e naturalidade necessários para obter o máximo rendimento.

Movimento consciente
Aumento de desempenho

Acreditamos que a variação de estímulos – força, movimento, velocidade e intensidade – faz com que o corpo não entre em estagnação, que causa diminuição de resultados. Treinamentos que fazem sempre os mesmos exercícios, faz com que o corpo se acostume com eles e se acomode, tendo uma redução considerável de desempenho. Além de tornar o treino mais gostoso e desafiadora introdução de movimentos variados e com diferentes níveis e combinações de intensidade, força, flexibilidade, mobilidade e resistência novos acaba sendo crucial para atingir níveis superiores de rendimento.

Movimento consciente
Cada aluno, uma história diferente

Tudo pode ser mudado! A flexibilidade é um elemento necessário para adaptar os treinamentos às condições atuais de cada aluno tanto físicas como mentais e até em relação ao seu contexto particular de forma a não se opor às suas preferências pessoais, seja por um exercício, um horário, ou um local de treinamento. O treino precisa ser agradável e compatível com as necessidades e preferências de cada um para que ele seja usufruído e gere resultados.

Liberação Miofascial

Acreditamos que a liberação miofascial é elemento essencial ao treinamento físico, e não é uma simples massagem, pois é um ingrediente necessário para que o corpo possa responder de forma adequada a todos os estímulos recebidos sem que ocorram barreiras de fluxo energéticos que corre por toda a musculatura. A liberação miofascial elimina os pontos de tensão que geram dor, desconforto e restrições de mobilidade da musculatura.

Auto Liberação Miofascial

O que você pode esperar do Treinamento Movimento Consciente

Aborda a qualidade de postura e movimento de forma mais abrangente e não apenas em alguns grupos musculares de forma isolada

Aumenta o nível de presença, o foco e atenção nas tarefas que se está executando

Estimula a relação de prazer ao se exercitar e a sensação de carinho com o corpo

Promove um equilíbrio do fluxo saudável de todas as energias vitais

Ajuda na conquista de flexibilidade, mobilidade e força de forma equilibrada

Contribui no desenvolvimento de consciência corporal e o autoconhecimento

É um treinamento que gera resultados sustentáveis e ajuda a desenvolver uma nova relação com o corpo

Diminui o risco de lesões e acúmulo de tensão muscular

Ajuda a desenvolver uma relação de prazer com a atividade corporal

Ajuda a desenvolver neuroplasticidade por conta da variedade de modalidades e movimentos

Corpo e mente

Quem ministra o curso

Milene Teófilo

Fundadora da Flytime, Mi, como é conhecida por seus alunos e amigos, é professora de educação física, estudante de Fisioterapia, especialista em movimentos corporais e uma grande estudiosa da relação entre corpo e mente. Desenvolveu a metodologia de treinamento Movimento Consciente com base em toda a experiência e conhecimento adquiridos ao longo dos últimos 15 anos, incluíndo as seguintes formações e certificações:

Funcional Core 360 Níveis 1, 2, 3 e 4

Functional Patterns Níveis 1 e 2

Calistenia

Pilates

Liang Gong em 18 terapias

Liberação Miofascial Manual e Instrumental

Massoterapia

Conheça os formatos de treinamento

A metodologia de treinamento Movimento Consciente disponível em 3 formatos para atender às suas necessidades

Corpo e mente
NOVAS TURMA EM MAIO 2021!

Treinamento em Grupo

Aulas realizadas por vídeo-conferência para grupos de até 10 alunos, todos dentro do mesmo estágio de evolução e perfis de necessidade similares para garantir a homogeneidade das turmas. O programa de treinamento inclui 3 aulas semanais com dias e horários fixos e é dividido em 5 ciclos. Inscrições abertas!

Saiba mais
Corpo e Mente
TREINAMENTO ESPECIALIZADO

Treinamento em Grupo 65+

Estamos formando uma turma especial para nossos queridos alunos veteranos, onde todos os exercícios são adequados a características específicas de mobilidade, flexibilidade e força e resistência. Um treinamento desafiador e ao mesmo tempo divertido e gostoso de fazer!

Saiba mais
Corpo e mente
TREINAMENTO PERSONALIZADO

Personal Trainer à Distância

Um treinamento desenhado especialmente para você por um personal trainer, disponibilizado em vídeos super explicativos que você pode fazer de acordo com a sua agenda. E tudo isso com acesso ao seu professor a hora que precisar. A combinação perfeita entre personalização e flexibilidade!

Saiba mais

Já pensou em eliminar as dores musculares e a rigidez de movimento?

Aprenda a realizar a auto liberação miofascial e diga adeus ao desconforto!

Corpo e mente

Receba conteúdos exclusivos e sobre a relação entre corpo e mente e saiba em primeira mão todas as nossas novidades e lançamentos!