Autoliberação miofascial: a saída mais eficaz para eliminar dores musculares

A liberação miofascial vem se tornando cada vez mais popular nos dias de hoje, principalmente entre os atletas que possuem um ritmo intenso de treinamento que requer uma recuperação muscular muito mais rápida para que se possa treinar um dia após o outro livre de tensões musculares e, consequentemente, sem perda a mobilidade e sem dores.


A liberação miofascial é realizada através de pressão e deslizamentos profundos exercidos por cima da pele, na região onde a fascial encontra-se emaranhada, ou seja, são pontos de tensão chamados de pontos de gatilho. A manipulação é exercida de forma que possamos liberar esses pontos e fazer com que a fáscia volta ao seu tamanho natural, isto é, retirar o emaranhado, liberando o fluxo energético e devolvendo aos músculos sua capacidade de se movimentar com fluidez, liberdade e força.

A liberação miofascial costuma ser uma técnica aplicada por profissionais da saúde, como educadores físicos e fisioterapeutas. Mas existe um método chamado autoliberação miofascial, onde você mesmo pode manipular os pontos de tensão em si mesmo, sem a ajuda de um especialista, tornando este procedimento uma forma natural e bem prática de eliminar a tensão e as dores musculares e uma alternativa bastante eficaz para quem não quer tomar medicamentos analgésicos todo o tempo.

Quando realizada com frequência​, a autoliberação miofascial também ajuda a previnir lesões musculares e mantém a musculatura relaxada e fluxo energético de todo o sistema, mantendo os músculos hidratados, nutridos e com deslizamento suave entre si, garantindo maior liberdade e amplitude de movimento. 


A popularização da autoliberação miofascial está acontecendo justamente porque não só os atletas podem ser beneficiados, mas sim todas as pessoas, uma vez que a vida que se leva nos dias de hoje, cheia de stress e cargas emocionais, vícios de postura e o tempo que se passa trabalhando sentado na frente de um computador, faz com que as tensões no tecido fascial sejam praticamente inevitáveis. E nada melhor do que uma alternativa natural, sem custo e que possa ser feita no conforto da sua casa, sempre que você precisar eliminar estes pontos de tensão.


São poucos os equipamentos necessários para fazer a autoliberação miofascial, que é normalmente realizada com a ajuda de uma bolinha de liberação, que é uma bolinha bem dura de borracha, utilizada em um esporte pouco popular no Brasil chamado Lacrosse, e um foam roller, um rolo bem compacto feito de isopor de alta densidade ou EVA. Você poderá utilizar também um colchonete os esteira de yoga, caso queira ter uma experiência mais confortável. Todos estes equipamentos são bem fáceis de encontrar na Internet, em lojas de equipamentos esportivos, lojas de departamentos e também no Mercado Livre.


Mas atenção! Antes de realizar este procedimento é importante aprender direitinho como ele deve ser realizado para que você execute o procedimento com segurança sem se machucar, lembrando que ele também não é recomendável em pessoas com diabetes e problemas vasculares severos. Caso você tenha alguma condição clínica, é recomendável que você consulte um médico para que ele possa autorizar a realização do procedimento.

Aqui na Flytime oferecemos um Curso completo de auto liberação miofascial com vídeos explicativos onde você poderá facilmente aprender a identificar os pontos que precisam ser liberados e as técnicas para manipular cada região de forma segura e eficaz, bem como a frequência com a que a liberação deve ser realizada, os equipamentos necessários e os efeitos da manipulação. Se você ficou interessado, clique aqui para saber mais.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Posts Recentes

Já pensou em eliminar as dores musculares e a rigidez de movimento?

Aprenda a realizar a auto liberação miofascial e diga adeus ao desconforto!

Aproveite a promoção de Pré-Lançamento !

Corpo e mente